Sobre o IPEI

Diretoria do IPEI

Diretoria do IPEI

O IPEI é uma unidade mantida pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, agregada ao Centro Universitário FEI e responsável pela interlocução da área acadêmica com o setor produtivo. O IPEI foi criado em 1975, e funciona no campus de São Bernardo do Campo do Centro Universitário FEI. Conta com uma área aproximada de 1200 m2 em modernos laboratórios. O IPEI tem se notabilizado como um Instituto de grande credibilidade e de reconhecido destaque no meio empresarial, possuindo mais de duas mil empresas em seu catálogo de clientes, que buscam seus serviços tecnológicos nas áreas de mecânica, têxtil e química.

Cada vez mais, as empresas se preocupam com o desenvolvimento e inovação para se tornarem mais competitivas tecnologicamente. Para isso, o IPEI presta serviços em calibração e ensaios, otimização de produtos e processos, aplicação de soluções tecnológicas sob demanda especifica, estudo e introdução de novas tecnologias, adequação de tecnologias existentes e engenharia incremental.

Ao longo de mais de 40 anos de existência, o IPEI tem atendido também a muitas solicitações de projetos especiais em todas as áreas da engenharia, inclusive auxiliando inventores independentes, contando com o apoio de professores pesquisadores das diversas modalidades da engenharia, dos cursos de administração de empresas e de ciência da computação.

Missão

Estabelecer uma rede de relacionamento com o setor produtivo proporcionando a satisfação de nossos clientes, por meio da melhoria contínua dos serviços tecnológicos prestados e da execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Valores

Os valores do IPEI estão estritamente ligados àqueles do Centro Universitário FEI, entre os quais destacamos: Ética; Respeito à pessoa e ao Meio Ambiente; Responsabilidade Social; Respeito, Atenção e Dedicação ao Cliente; Qualidade nos Serviços Prestados;  Garantia de Confidencialidade; Competência e Criatividade.

Política da Qualidade

Manter níveis elevados no atendimento aos seus clientes, aperfeiçoando continuamente seus serviços de calibração, ensaios e análises, comprometendo-se com a qualidade e boas práticas profissionais, por meio da aplicação das políticas e procedimentos da qualidade do Instituto.


 

Administração

Elaboração de planos estratégicos; Elaboração de mapas estratégicos; Desenvolvimento e implantação de balance score card; Elaboração de cenários; Elaboração de planos de negócios; Implementação do gerenciamento por projetos; Implementação do gerenciamento por processos (Bussiness Process Management); Elaboração de planos de marketing; Desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho da área de vendas; Desenvolvimento e implantação de políticas de pessoal; Desenvolvimento e implantação de planos de carreira; Implantação de sistemas de avaliação de pessoas, diagnóstica e programa sobre clima organizacional; Treinamentos para trabalho em equipes; Elaboração e implantação de sistemas de custeio; Estabelecimentos de políticas e processos para formação de preços; Elaboração de projetos de investimentos para uso decisório e obtenção de financiamento; Desenvolvimento e implantação de sistemas para administração do fluxo de caixa; Treinamento de gerenciamento do capital de giro; Elaboração e implantação de projetos de reorganização de empresas; Implantação de programa de qualificação de fornecedores; Treinamentos; Avaliação de Empresas; Elaboração e implantação de projetos de reorganização de empresas; Organização do Trabalho na Produção; Organização do Trabalho em Serviços; Análise do Trabalho (Projeto de Método e Medida do Trabalho); Cooperação no Trabalho/Trabalho em Grupos; Ergonomia; Logística; Planejamento e Controle de Produção; Sistemas de Gestão Integrados: Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Segurança e Saúde no Trabalho.

×

Ciência da Computação

Inteligência Artificial; Robótica; Engenharia de Usabilidade; Interação Humano-Máquina; Realidade virtual; Engenharia de software; Visão Computacional; Reconhecimento de imagens; Realidade Aumentada; Redes Complexas; Computação Gráfica e Redes de Computadores.

Laboratórios: Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial; Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada a Automação; Laboratório de Interação Aplicada; Laboratório de Usabilidade.

×

Engenharia Civil

Construção civil predial e de infra-estrutura; Materiais de Construção; Otimização de tráfego e transporte público urbano; Planejamento de sistemas integrados de transporte de carga de passageiros; Análise estrutural e de fundações.

Laboratórios: Laboratório de Mecânica dos solos; Laboratório de Controle tecnológico de materiais (concreto, aço e alvenaria).

×

Engenharia de Meteriais

Comportamento mecânico, fadiga e mecânica da Fratura de materiais estruturais; Simulação de processamento mecânico de materiais metálicos; Comportamento mecânico de materiais poliméricos e compósitos; Tecnologia de materiais particulados; Sinterização de materiais cristalinos; Produção, conformação e caracterização de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos e nanomateriais; Fundição e materiais de moldagem; Materialografia; Metalurgia do pó; Materiais cerâmicos; Materiais poliméricos; Corrosão; Tratamentos térmicos; Caracterização microestrutural de metais, ligas metálicas e cerâmicas; Análise de falha em componentes.

Laboratórios: Ensaios Mecânicos; Fundição e Materiais de Moldagem; Caracterização Microestrutural: Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura, Difratometria de Raios-X, Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Dilatometria, análise de partículas, densimetria; Metalurgia do pó; Materiais cerâmicos; Materiais poliméricos; Corrosão; Tratamentos Térmicos; Análise de falha em componentes.

×

Engenharia de Produção

Estratégia; Organização e gestão de operações; Modelagem, otimização e controle de processos; Gestão estratégica da inovação; Logística.

Laboratórios: Laboratório de Simulação; Laboratório de Simulação de Controle de Processo; Laboratório de Tecnologia da Manufatura; Laboratório de jogos de empresa.

×

Engenharia Elétrica

Estratégia; Organização e gestão de operações; Modelagem, otimização e controle de processos; Gestão estratégica da inovação; Logística.

Laboratórios: Laboratório de Simulação; Laboratório de Simulação de Controle de Processo; Laboratório de Tecnologia da Manufatura; Laboratório de jogos de empresa.

×

Engenharia Mecânica

Simulação de estruturas; Simulação de processos; Sistemas energéticos e de controle; Sistema de Mobilidade (propulsão, energia, dinâmica e controle).

Laboratórios: Soldagem; Motores; Metrologia; Máquinas Operatrizes; Resistência dos Materiais; Mecânica dos Fluídos; Máquinas Hidráulicas; Desenvolvimento de Veículos; Refrigeração e Ar Condicionado; Oficina Mecânica.

 

×

Engenharia Química

Projeto de equipamentos e instalações para indústria química e petroquímica; Integração, automação e controle de processos; Síntese de nanomateriais; Nanotecnologia; Escoamento de sólidos; Cristalização e precipitação industrial; Caracterização de materiais granulados; Métodos miscíveis de recuperação de petróleo; Injeção de CO2; Asphaltenes, petróleo e emulsões; Interface óleo/água; Reologia; Caracterização de petróleos por meio de análises SARA, HTGC, RMN, GC, GPC e DSC; Biocombustíveis (análise e produção); Estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos; Sistemas líquidos contendo líquidos iônicos; Dados PVT a altas pressões; Aplicação de calorimetria; Bioprocessos; Catálise; Biocatálise;  Purificação e obtenção de produtos naturais.

LaboratóriosQuímica Orgânica e Inorgânica; Combustíveis; Termodinâmica; Análise instrumental; Bioquímica; Físico/Química; Química Analítica; Laboratório de automação; Cinética e Catálise (Mestrado da Engenharia Química); Fenômeno de Transportes; Termodinâmica e Processos de Separação; Modelagem, Simulação e Controle; Bioprocessos.

×

Engenharia Têxtil

Produção e caracterização dos itens da cadeia têxtil (da matéria prima ao produto acabado), abrangendo fibras, fios, tecidos planos, malhas, nãotecidos e peças confeccionadas.

Laboratórios: Laboratório de Malharia e Meias; Laboratório de Fiação e nãotecidos; Laboratório de Tecelagem; Laboratório de Controle de qualidade Têxtil; Laboratório de Confecção; Laboratório Químico Têxtil.

×

Física

Análise de materiais por difração de raios X; Análise de materiais por espectroscopia de raios gama; Análise de materiais por microscopia de força atômica (AFM); Análise de materiais por microscopia eletrônica; Análise de propriedades de transporte eletrônico (resistividade); Análise de propriedades magnéticas (magnetização); Análise dos efeitos da radiação ionizante em componentes eletrônicos e fotônicos; Estudo, caracterização e aplicações de materiais TNORM (Technologically Enhanced Naturally Occurring Radioactive Materials); Estudos de descargas atmosféricas; Estudos de radiação natural; Modelagem e simulação de sistemas físicos; Produção de filmes de carbono e DLC (Diamond-like Carbon); Fluorescência Portátil.

Laboratórios: Laboratório de Análise de Materiais por Microscopia de Força Atômica; Laboratório de Propriedades de Transporte Eletrônico; Laboratório de Física das Radiações; Laboratório de Deposição de Filmes Finos por CVD; Laboratório de Descargas Atmosféricas; Laboratório de Física Moderna; Laboratórios didáticos (diversos).

×

Matemática

Cursos de capacitação em matemática básica, matemática superior e estatística; Tratamento de dados utilizando estatística paramétrica, não-paramétrica e multivariada; Consultoria em bioestatística; Consultoria na elaboração de programas de cursos nas áreas da matemática; Aplicações de matemática em áreas de engenharia e finanças.

Laboratórios: Laboratórios de Informática.

×