Docente / Pesquisador

O IPEI coloca à disposição dos docentes/pesquisadores do Centro Universitário FEI alguns serviços que visam auxiliá-los no desenvolvimento de suas funções. Entre os serviços disponíveis, encontram-se:

Pesquisa de editais e apoio técnico na elaboração da proposta ao órgão de fomento

Sistematicamente a equipe do IPEI realiza a busca e seleção de editais que possam ser de interesse de docentes e pesquisadores do Centro Universitário FEI. Os potenciais departamentos interessados são informados por meio dos respectivos agentes de interlocução. Os editais são mantidos em uma área específica do Moodle, para acesso de todos os pesquisadores da Instituição.


Auxílio na submissão, gerenciamento e prestação de contas de projetos institucionais

Projetos Institucionais, como aqueles desenvolvidos com a FINEP, ou por meio de Convênios de Cooperação Científica entre a FEI e empresas, contam com o apoio técnico do IPEI. Neste tipo de situação, o IPEI realiza todo o processo junto ao jurídico da FEI, no momento da submissão da proposta, e realiza o acompanhamento durante a sua execução. Quando o projeto se encontra finalizado, o IPEI, juntamente com a área contábil da mantenedora, realiza a prestação de contas financeira.


Auxílio na prestação de contas de projetos individuais

O IPEI dispõe de profissional que poderá auxiliar no caso de projetos de pesquisa individuais, em assuntos que vão desde a celebração do convênio, passando pela orientação para a compra dos itens concedidos, pela liberação de recursos, incorporação do material permanente adquirido até a finalização com a apresentação da prestação de contas. Atualmente, o profissional está qualificado a realizar a prestação de contas de projetos FAPESP, podendo também auxiliar, no caso de projetos com outras fontes de fomento.


Prospecção e disponibilização de oportunidades de parcerias com empresas

Sempre que o IPEI é procurado por uma empresa para a realização de uma parceria com a FEI, buscamos no corpo docente as expertises necessárias para o atendimento da demanda. Este trabalho é feito normalmente por meio dos agentes de interlocução. Independentemente da indicação feita pelo agente de interlocução, as oportunidades que não envolvem questões de sigilo são sempre divulgadas no ambiente Moodle, para que todos os docentes possam ter acesso a elas.


Prestação de serviços tecnológicos para projetos apoiados pela FEI

Caso o docente esteja desenvolvendo um projeto de Iniciação Científica ou um projeto de Pesquisa apoiado pela FEI, o docente poderá solicitar a realização de ensaios de rotina realizados pelos técnicos do IPEI (como, por exemplo, uma análise por cromatografia, ou uma varredura via ICP). Para maiores detalhes sobre os serviços disponíveis, verifique o nosso site, pelo link serviços tecnológicos, ou entre em contato com o IPEI pelo ramal 2063 ou 2125.


Para mais informações sobre como poderá se beneficiar das atividades do IPEI, entre em contato conosco pelo ramal 2077 ou pelo e-mail: diretoria@ipei.com.br.


download_novo

Administração

Elaboração de planos estratégicos; Elaboração de mapas estratégicos; Desenvolvimento e implantação de balance score card; Elaboração de cenários; Elaboração de planos de negócios; Implementação do gerenciamento por projetos; Implementação do gerenciamento por processos (Bussiness Process Management); Elaboração de planos de marketing; Desenvolvimento e implantação de indicadores de desempenho da área de vendas; Desenvolvimento e implantação de políticas de pessoal; Desenvolvimento e implantação de planos de carreira; Implantação de sistemas de avaliação de pessoas, diagnóstica e programa sobre clima organizacional; Treinamentos para trabalho em equipes; Elaboração e implantação de sistemas de custeio; Estabelecimentos de políticas e processos para formação de preços; Elaboração de projetos de investimentos para uso decisório e obtenção de financiamento; Desenvolvimento e implantação de sistemas para administração do fluxo de caixa; Treinamento de gerenciamento do capital de giro; Elaboração e implantação de projetos de reorganização de empresas; Implantação de programa de qualificação de fornecedores; Treinamentos; Avaliação de Empresas; Elaboração e implantação de projetos de reorganização de empresas; Organização do Trabalho na Produção; Organização do Trabalho em Serviços; Análise do Trabalho (Projeto de Método e Medida do Trabalho); Cooperação no Trabalho/Trabalho em Grupos; Ergonomia; Logística; Planejamento e Controle de Produção; Sistemas de Gestão Integrados: Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Segurança e Saúde no Trabalho.

×

Ciência da Computação

Inteligência Artificial; Robótica; Engenharia de Usabilidade; Interação Humano-Máquina; Realidade virtual; Engenharia de software; Visão Computacional; Reconhecimento de imagens; Realidade Aumentada; Redes Complexas; Computação Gráfica e Redes de Computadores.

Laboratórios: Laboratório de Robótica e Inteligência Artificial; Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada a Automação; Laboratório de Interação Aplicada; Laboratório de Usabilidade.

×

Engenharia Civil

Construção civil predial e de infra-estrutura; Materiais de Construção; Otimização de tráfego e transporte público urbano; Planejamento de sistemas integrados de transporte de carga de passageiros; Análise estrutural e de fundações.

Laboratórios: Laboratório de Mecânica dos solos; Laboratório de Controle tecnológico de materiais (concreto, aço e alvenaria).

×

Engenharia de Meteriais

Comportamento mecânico, fadiga e mecânica da Fratura de materiais estruturais; Simulação de processamento mecânico de materiais metálicos; Comportamento mecânico de materiais poliméricos e compósitos; Tecnologia de materiais particulados; Sinterização de materiais cristalinos; Produção, conformação e caracterização de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos, compósitos e nanomateriais; Fundição e materiais de moldagem; Materialografia; Metalurgia do pó; Materiais cerâmicos; Materiais poliméricos; Corrosão; Tratamentos térmicos; Caracterização microestrutural de metais, ligas metálicas e cerâmicas; Análise de falha em componentes.

Laboratórios: Ensaios Mecânicos; Fundição e Materiais de Moldagem; Caracterização Microestrutural: Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura, Difratometria de Raios-X, Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Dilatometria, análise de partículas, densimetria; Metalurgia do pó; Materiais cerâmicos; Materiais poliméricos; Corrosão; Tratamentos Térmicos; Análise de falha em componentes.

×

Engenharia de Produção

Estratégia; Organização e gestão de operações; Modelagem, otimização e controle de processos; Gestão estratégica da inovação; Logística.

Laboratórios: Laboratório de Simulação; Laboratório de Simulação de Controle de Processo; Laboratório de Tecnologia da Manufatura; Laboratório de jogos de empresa.

×

Engenharia Elétrica

Estratégia; Organização e gestão de operações; Modelagem, otimização e controle de processos; Gestão estratégica da inovação; Logística.

Laboratórios: Laboratório de Simulação; Laboratório de Simulação de Controle de Processo; Laboratório de Tecnologia da Manufatura; Laboratório de jogos de empresa.

×

Engenharia Mecânica

Simulação de estruturas; Simulação de processos; Sistemas energéticos e de controle; Sistema de Mobilidade (propulsão, energia, dinâmica e controle).

Laboratórios: Soldagem; Motores; Metrologia; Máquinas Operatrizes; Resistência dos Materiais; Mecânica dos Fluídos; Máquinas Hidráulicas; Desenvolvimento de Veículos; Refrigeração e Ar Condicionado; Oficina Mecânica.

 

×

Engenharia Química

Projeto de equipamentos e instalações para indústria química e petroquímica; Integração, automação e controle de processos; Síntese de nanomateriais; Nanotecnologia; Escoamento de sólidos; Cristalização e precipitação industrial; Caracterização de materiais granulados; Métodos miscíveis de recuperação de petróleo; Injeção de CO2; Asphaltenes, petróleo e emulsões; Interface óleo/água; Reologia; Caracterização de petróleos por meio de análises SARA, HTGC, RMN, GC, GPC e DSC; Biocombustíveis (análise e produção); Estudo experimental e modelagem de propriedades termofísicas de sistemas líquidos; Sistemas líquidos contendo líquidos iônicos; Dados PVT a altas pressões; Aplicação de calorimetria; Bioprocessos; Catálise; Biocatálise;  Purificação e obtenção de produtos naturais.

LaboratóriosQuímica Orgânica e Inorgânica; Combustíveis; Termodinâmica; Análise instrumental; Bioquímica; Físico/Química; Química Analítica; Laboratório de automação; Cinética e Catálise (Mestrado da Engenharia Química); Fenômeno de Transportes; Termodinâmica e Processos de Separação; Modelagem, Simulação e Controle; Bioprocessos.

×

Engenharia Têxtil

Produção e caracterização dos itens da cadeia têxtil (da matéria prima ao produto acabado), abrangendo fibras, fios, tecidos planos, malhas, nãotecidos e peças confeccionadas.

Laboratórios: Laboratório de Malharia e Meias; Laboratório de Fiação e nãotecidos; Laboratório de Tecelagem; Laboratório de Controle de qualidade Têxtil; Laboratório de Confecção; Laboratório Químico Têxtil.

×

Física

Análise de materiais por difração de raios X; Análise de materiais por espectroscopia de raios gama; Análise de materiais por microscopia de força atômica (AFM); Análise de materiais por microscopia eletrônica; Análise de propriedades de transporte eletrônico (resistividade); Análise de propriedades magnéticas (magnetização); Análise dos efeitos da radiação ionizante em componentes eletrônicos e fotônicos; Estudo, caracterização e aplicações de materiais TNORM (Technologically Enhanced Naturally Occurring Radioactive Materials); Estudos de descargas atmosféricas; Estudos de radiação natural; Modelagem e simulação de sistemas físicos; Produção de filmes de carbono e DLC (Diamond-like Carbon); Fluorescência Portátil.

Laboratórios: Laboratório de Análise de Materiais por Microscopia de Força Atômica; Laboratório de Propriedades de Transporte Eletrônico; Laboratório de Física das Radiações; Laboratório de Deposição de Filmes Finos por CVD; Laboratório de Descargas Atmosféricas; Laboratório de Física Moderna; Laboratórios didáticos (diversos).

×

Matemática

Cursos de capacitação em matemática básica, matemática superior e estatística; Tratamento de dados utilizando estatística paramétrica, não-paramétrica e multivariada; Consultoria em bioestatística; Consultoria na elaboração de programas de cursos nas áreas da matemática; Aplicações de matemática em áreas de engenharia e finanças.

Laboratórios: Laboratórios de Informática.

×